Rock na veiaaa

Rock na veiaaa
Curitiba virando o bichoo

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Como as pessoas dividirao as coisas?

 

Na Autogestão, todo mundo parte de um princípio lógico: se não produzir não tem comida, se não fabricar não tem vestimenta; se não construir não tem casa. Então cada um produz de acordo com suas possibilidades, trabalhando naquilo que gosta, na hora e período que quiser. Cada um fazendo um pouquinho daquilo que mais sabe fazer irá dar a sociedade uma qualidade ótima de vida.
Analise bem: quantas pessoas trabalham mal hoje em dia, fazem coisas que não gostam de fazer só por causa do dinheiro? E o imenso número de desempregados, de pessoas sem oportunidades nessa sociedade que sabem fazer (e gostam) muitas coisas mas não tem recursos. Já pensou todo mundo plantando, colhendo, fabricando, costurando, montando... só um pouquinho cada um. Você acha que alguma coisa irá faltar?
Hoje só existe um desequilíbrio na sociedade porque, além das pessoas produzirem sob pressão, o fruto de toda produção fica nas mãos da casta governante e de toda sociedade que é movida pelo maior inimigo da cooperação humana: o dinheiro. Dinheiro na sociedade de hoje significa recursos (comida, roupa, etc.) e quem tem mais recursos vive melhor... isso gera outra coisa inimiga da solidariedade humana: a competição.
O anarquismo põe abaixo todo esse esquema social doente em que somos obrigados a viver nos dias de hoje. No lugar do dinheiro a troca, a compartilhação. No lugar da competição, a solidariedade. Todo mundo que da sua forma, de acordo com suas possibilidades, colabora com a sociedade, tem direito aos frutos de seu trabalho.
Da mesma maneira que cada um produz de forma diferente, da forma que mais lhe agrada, que mais se adapta as suas capacidades individuais, cada um também deve consumir da mesma forma, de acordo com suas necessidades, suas vontades pessoais.
Nenhum tipo de racionamento seria justo visto que cada pessoa tem necessidades diferentes... Alguns comem mais, outros comem menos... Alguns sentem mais frio, outros mais calor... Enfim, cada pessoa tem suas particularidades e o Anarquismo possibilita que estas sejam respeitadas.
Para se entender de forma definitiva a forma de organização social Anarquista deve-se perceber que nela todo fruto do trabalho de todos, da produção efetuada na sociedade autogerida, pertence à seus produtores (ou seja, a todos) e deve ser consumido pelos próprios de modo que todos fiquem satisfeitos. Ninguém é dono das cidades, dos mares, da terra, das florestas... mas ao mesmo tempo tudo pertence a todo mundo e qualquer desrespeito ao que é de todos consecultivamente é um desrespeito a todos. Ninguém pode chegar e dizer "esse rio é meu" porque não é só ele que vive do rio, que bebe de sua água... Mas se só uma pessoa usa uma calça, essa pode com certeza dizer "essa calça é minha". Deu pra sentir a diferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário